Prefeitura de Xambioá promove vacinação contra a raiva de cães e gatos | .:: Prefeitura de Xambioá ::.
Portal de Xambioa-TO


Prefeitura de Xambioá promove vacinação contra a raiva de cães e gatos

vacina caninaA Prefeitura de Xambioá iniciou, nesta segunda-feira, 01, a Campanha Antirrábica na Zona Urbana 2021, com vacinação de cães e gatos da cidade, com postos instalados e pontos estratégicos da cidade até o dia 10 de março.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde “a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais e suas famílias. A partir dos três meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva todos os anos, a vacina antirrábica é a única forma de garantir a saúde e proteção de suas famílias.”

Durante a vacinação, os tutores devem adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.
Confira os locais de vacinação

01/03 – Unidade Básica de Saúde Salmeiron Rocha;

02/03 – Escola Dom Cornélio;

03/03 – Feira Coberta/Ao lado do Mercado Municipal;

04/03 – Secretaria de Assistência Social;

05/03 – Escola Municipal Otacílio Cardoso;

08/03 – Escola Municipal Francisco Oliveira;

09/03 – Prefeitura Municipal de Xambioá;

10/03 – Unidade de Saúde Vitor Costa Barbosa.

Além da vacinação canina os profissionais da saúde estarão coletando material para exame de detecção de calazar nos animais.

Saiba mais sobre a doença

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma alta taxa de mortalidade, chegando a alcançar quase 100% entre os animais e seres humanos acometidos pela doença. Entre os sintomas pode haver o surgimento repentino de comportamento agressivo, salivação excessiva e paralisia. O vírus da raiva possui tropismo pelo sistema nervoso central, instalando-se no cérebro, tendo como resultado final a encefalite que é uma inflamação do cérebro. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, saguis (soim), raposa e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

Comentários

Comentários

Outras Notícias